segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Dia dos Pais

A Origem do Dia dos Pais
A Origem do Dia dos PaisEstados Unidos
Talvez você não saiba como surgiu esta comemoração, mas tudo começou quando em 1909 Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da Guerra Civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão de sua mãe, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Sonora, de Washington, queria um dia especial em homenagem ao pai, que viu sua mulher falecer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém; foi destemido e amável. 
Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O Primeiro Dia dos Pais norte-americano então foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário de Dodd. A rosa foi escolhida como símbolo do evento. As vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas aos falecidos. 
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais Nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro Domingo de Junho como o Dia dos Pais.
Brasil
Já no Brasil, quem importou a data foi o publicitário Sylvio Bhering. Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia. 

Pelo Mundo
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição. Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Mesmo com a ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante. Saiba mais:
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração. 
Canadá O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália - A data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no segundo domingo de Agosto, mesmo dia do Brasil, mas não é uma data muito festejada ou tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

Curiosidade
O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto. 
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31. As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto. 

Lembrancinha para o dia dos pais




Usando pedras você poderá fazer um lindo presente para seu pai.
Veja abaixo algumas idéias de pintura em pedra:



Você irá precisar de:
  • lápis para fazer os riscos
  • tinta acrílica de diversas cores
  • caneta permanente para o contorno e acabamento
  • verniz spray para artesanato

Para finalizar passe uma camada de verniz spray.
Fonte:http://inevergrewup.net/

Todos os pais gostam de gabar-se de como seus filhos são lindos. Então que tal fazer essa lembrancinha que o papai certamente irá adorar.
Materiais:
  • papel cartão
  • 6 Fotos
  • Tesoura
  • Cola
  • régua
A primeira coisa a fazer é imprimir o molde.  Recorte o cubo e monte primeiramente sem colar só para vincar as dobras. Corte as fotos do mesmo tamanho que os lados do cubo e cole-as nele.
Monte o cubo e cole.

Fonte:www.solountip.blogspot.com/

Porta lápis para o pai


Materiais :rolos vazios de papel higiênico ,cartolina que usaremos como base para o porta lápis, tinta , grampeador.
Passo a passo :
1.-Cortar 4 rolos de papel higienico
2.-Unir com um grampeador cada rolo

3.-Colar sobre uma base 4 rolos. Para a base cortar um círculo com cartolina e pinta-lo ou forra-lo com feltro

4.-Para finalizar pintar por dentro e por fora.
Fonte: solountip.blogspot.com/

Porta lápis e retrato para o papai

Oportunizar  a discussão sobre o papel do presente como algo pessoal criado através de uma manifestação de afeto, estimulando assim as mensagens pessoais que podem ser passadas através da personalização do objeto confeccionado.
Fonte: Revista do Professor Sassá n. 19
Olá meus amados aqui vai uma sugestão de lembrancinha para confeccionar para o dia dos pais:

Image Hosted by ImageShack.us


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Fonte: Revista do Professor Sassá.

Image Hosted by ImageShack.us




Agora é só escrever uma mensagem bem bonita para opapai...

Porta-retrato em EVA:
Image Hosted by ImageShack.us
Troféu em EVA:
Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us
Porta-chaves:
Image Hosted by ImageShack.us
Porta-retrato com palitos de picolé:
Image Hosted by ImageShack.us
Porta-retratos de tubos de papel-toalha e EVA:

Origami para o dia dos pais:
Gravata de origami

Para o papai cartão-carro da família:


Depois de pronto desenhar ou colar os membros da da família, não esquecendo de colocar o papai dirigindo. Escrever uma mensagem no carro também fica bem legal..



Porta-retrato de origami:
Agora coloque a foto da criança no porta-retrato.

Mensagens, Poema,...

MÚSICA
PAPAI MEU AMIGÃO
(Melodia: ciranda cirandinha)
Papai meu amigão
Hoje eu vou comemorar
Vou te dar muitos beijinhos
E depois te abraçar
Com amor e com carinho
Do fundo do coração
Batam palmas pro papai
Que é meu grande campeão

MENSAGEM
Eu vi...
Papai, quando você pensava que eu não estava olhando...
Eu vi você pegar meu desenho e prendê-lo na geladeira e, imediatamente, tive vontade de lhe fazer outro. Eu vi você dar comida a um gato de rua e aprendi que devemos tratar bem os animais.
Eu vi você fazer meu suco favorito e aprendi que as coisas pequenas podem ser as mais especiais.
Eu percebi você me dando um beijo de boa noite e me senti amada e segura.
Eu vi você tomando conta da nossa casa e de todos nós, e aprendi que temos que cuidar daquilo que gostamos.
Eu vi você cumprir com todas as suas responsabilidades e aprendi que tinha que ser responsável quando crescesse.
Eu vi você cuidando do vovô e aprendi que devemos tratar bem aqueles que nos cuidaram na infância.
Eu aprendi a maior parte das lições que eu precisava para ser uma pessoa boa e produtiva, quando você pensava que eu não estava olhando.
Feliz dia dos pais!

REFLEXÃO
Pedidos de um filho
1.Pai, não me dê tudo que peço.Às vezes peço somente para obter, para compensar, para chamar sua atenção.
2.Não me dê ordens. Se ao invés de ordens me pedisse as coisas com firmeza e carinho eu as faria rapidamente e com muito mais alegria.
3.Não me faças promessas. Se me prometer, cumpra as boas e más promessas. Se me prometer um prêmio, dê-me, mas também me dê o castigo, se prometido.
4.Não me corrijas as faltas diante dos outros, ensina-me a ser melhor quando estivermos sozinhos e com seu exemplo.
5.Não me compare com ninguém, principalmente com meu irmão ou irmã. Se me fizer sentir pior que os outros eu sofrerei muito mais.
6.Não grite comigo.Respeito-o mais quando você fala comigo e não me força a gritar também.
7.Deixe-me andar com meus próprios pés,ter minhas próprias emoções. Se você fizer tudo por mim, eu jamais terei a alegria de poder aprender.
8.Quando estiver enganado em alguma coisa, admita-o, pois crescerá muito mais a minha estima por você, e isso me ensinará a reconhecer meus próprios erros.
9.Trata-me com a mesma amabilidade e cordialidade com que trata seus amigos, assim aprenderei com você o valor do respeito e da amizade.
10.Quando eu estiver atravessando momentos difíceis, ajude-me.Tente me compreender. Demonstre o seu amor por mim. Gosto de sentir que sou amado. Preciso de segurança para crescer. Atenda meus pedidos, pois só assim serei capaz de ser feliz.

RECEITA DE PAI
Papai
RECEITA PARA TODOS
Vide Bula
PAI – UM SANTO REMÉDIO
APRESENTAÇÃO – PAI vem em embalagens de diversos tamanhos e pesos.
USO – Adulto e pediátrico

COMPOSIÇÃO
Cada 100 gr. De PAI possui em média:
*10gr. De carinho,
*10gr. De compreensão,
*10 gr. De sinceridade,
*10gr. De paciência,
*0,0003gr. De broncas e
*50 gr. De muito amor com firmeza...

PRAZO DE VALIDADE – PAI tem prazo de validade indeterminado.
INDICAÇÕES – Recomenda-se o uso de PAI caso sejam verificados sintomas como: mau humor, brigas com o(a) namorado(a) . Decisões importantes, dúvidas cruéis, falta de grana, carência afetiva, falta de carro, baixo astral.
CONTRA INDICAÇÕES – PAI não deve ser administrado em caso de notas baixas.
PRECAUÇÕES: Este produto pode causar dependência. Cuidados na interrupção no tratamento (principalmente nas férias). O uso prolongado de PAI, às vezes parece prejudicial, pode interromper bruscamente o tratamento, inclusive por motivo de viagem. Os primeiros dias de ausência do PAI parecem maravilhosos, mas crises agudas são freqüentemente detectadas. Volte logo ao uso.

POSOLOGIA:
CRIANÇAS E ADOLESCENTES – use e abuse de PAI, quanto mais usar, melhor.
ADULTOS – “Não fique acanhado”, não é vergonha nenhuma usar o PAI depois de crescido. E lembre-se ”PAI é como pijama. Quanto mais velhinho, mais macio fica.”
ESTE MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO AO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Siga corretamente o modo de usar.Se não desaparecerem os sintomas, procure orientação de MÃE.
(Autor desconhecido)

POEMA
Para o meu papai amado
Um presente fui comprar.
Mas, na loja não havia
O amor que quero dar!
- Escute Papai do Céu
Um pedido que lhe fiz:
Ao meu papai dê saúde
E uma vida feliz!"
Neste dia, papai
Eu quero, de coração,
Dar-lhe um beijo e um abraço
Em sinal de gratidão.
Neste domingo de agosto,
Com todo afeto e carinho,
Quero abraçar, com amor
Meu querido Papaizinho.
Ao Papai de coração
Eu desejo, neste dia
Muitos anos de existência
Saúde, paz e alegria!




Livrinho para o querido papai

Fonte: Coleção Letramento Divertido. Volume 5. Editora FAPI.


Image Hosted by ImageShack.usImage Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us





Nenhum comentário:

Postar um comentário