No período entre 04 a 07 de abril aconteceu a III Jornada “Outros Olhares sobre Diversidade”.
Uma realização da Equipe da Sala de Recursos junto a Secretaria de Educação de Arraial do Cabo.
“É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito.”
Albert Einsten
Palestrantes
Dia: 04 de abril de 2011
“A formação do professor e os desafios da Educação Inclusiva”
§ Nelma Pintor – FME de Niterói
Dia: 05 de abril de 2011
“Flexibilizações Curriculares”
§ Vanessa Menezes – SME de Búzios
Dia: 06 de abril de 2011
“A Alfabetização do Aluno com Deficiência Intelectual e o Processo de Construção de sua Autonomia.”
§ Helen Silvia – Escola da Polícia Militar do Rio de Janeiro
Dia: 07 de abril de 2011
“Atendimento Educacional Especializado” – Estudo de Caso
Encerramento
Apresentação do Grupo Teatro Novo
Um teatro muito especial: é um grupo formado por atores com deficiência intelectual. Dirigido pelo psicólogo Rubens Emerick.
www.teatronovo.org - O site para vocês se quiser saber um pouco mais.
Tentei filmar numa simples câmera digital um pouco da apresentação, acho que dispensa até meus comentários sobre essa belíssima apresentação.
Através da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC, 2008), ocorreram algumas inovações dentro da educação especial, por exemplo, o Atendimento Educacional Especializado (AEE), um serviço que tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares e orienta os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais desses sujeitos.
O AEE deve complementar e/ou suplementar a formação do aluno visando, principalmente, a sua autonomia dentro e fora do ambiente escolar, é realizado em um espaço físico chamado sala de recursos multifuncionais, sendo os privilegiados por esse serviço os alunos da rede pública de ensino (MEC, 2010).
As atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais devem diferenciar-se daquelas realizadas em sala de aula, através de um conjunto materiais pedagógicos e didáticos (focados no jogo, na ludicidade, na criatividade e na educação), recursos de tecnologia assistiva, equipamentos e mobiliários. O atendimento é realizado em pequenos grupos ou individualmente, no turno oposto ao da escolarização (MEC, 1996).
A partir deste contexto se pode observar que o AEE representa uma inovação para a educação especial assim como para a educação básica. Permitindo que se articulem juntos buscas de soluções que venham beneficiar todos os alunos dentro de rede regular de ensino, possibilitando diálogos na descoberta de novas possibilidades de ensino e aprendizagem (GRIBOSKI, 2008).
Nenhum comentário:
Postar um comentário