Uma atividade que integra Ciências & Arte de forma divertida!
Através do lúdico os alunos podem observar o crescimento das plantas. Os bonecos ainda auxiliam no estudo dos seres com vida e sem vida. Feitos de meia calça contém terra e sementes de alpiste dentro. Por fora, os bonecos podem ser enfeitados e caracterizados com olhos, nariz, boca e orelhas criando fisionomias diferentes.As crianças podem acompanhar o crescimento das sementes de alpiste brotando e formando o cabelo do boneco molhando-os diariamente. Assim, percebem a importância da água na vida das plantas, sem água não há vida!
Material Necessário:
- Meia calça usada;
- Serragem;
- Alpiste ou painço;
- Material de sua preferência para olhos, boca e nariz. ( botões e lã,cola plástica colorida, );
- Garrafas Pet para a base.
Como fazer:
- Corte uma perna da meia calça;
- Coloque o alpiste ou painço;
- Complete com serragem;
- Dê um nó e corte o restante da meia;
- Faça a modelagem em forma de bola;
- Monte o boneco;
- Molhe a cabeça do boneco, em alguns dias o alpiste começa a nascer dando origem aos cabelos;
- Use sua imaginação, criando diferentes tipos de bocas, olhos e detalhes;
- Corte o fundo de uma garrafa pet para fazer a base do boneco - assim, ele ficará em pé e ainda evita de molhar ao redor já que a água ali se concentra.É bom deixar água limpa no fundo da base. Todos os dias lave a base e troque a água.
Dica: Pode-se aproveitar e trabalhar produção textual, propondo aos alunos que dêem vida, nome, características próprias e tudo mais que imaginar para o boneco.
As fotos foram cedidas pela Professora Margareth Saldanha Vieira que trabalha na Escola Municipal Anita Garibaldi localizada na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário