quarta-feira, 18 de maio de 2011

Importantes atitudes para praticar a preservação ambiental

Implantar programas de Educação Ambiental desde o ensino infantil até a pós-graduação  com o constante envolvimento da família e da comunidade escolar.  
 
Escassez da água potável: Consumo responsável; fazer a limpeza urbana com a água da chuva; usar a água da máquina de lavar para limpar quintais e calçadas; substituir as antigas descargas dos vasos sanitários por equipamentos modernos e econômicos. Aposentar a mangueira para lavar o carro – usar o balde.

 Lixo: Reciclar, reduzir, re-utilizar; consumo responsável,  diante de um objeto que está à venda perguntar: - Eu preciso dele agora? Optar pela comprar de produtos com embalagens  de baixo impacto ambiental, como as embalagens de papelão.

Desertificação e Erosão: Evitar a monocultura e promover o desenvolvimento sustentável através da parceria da comunidade com a universidade. Replantar. Não desmatar.
 
Aquecimento Global: Utilizar energias limpas, diminuir o consumo de carne; reciclar, reduzir e reaproveitar o lixo; captar e usar  o gás metano  dos aterros sanitários como fonte de energia.

 Poluição Sonora: Usar tecnologias de isolamento acústico; protetores auriculares nos centros urbanos; fiscalização e multas rigorosas;  apreensão  da fonte poluidora; interdição do local que infringiu as leis ambientais e provocou a perturbação do sossego público.
 
Tráfico de Animais Silvestres: Não comprar animais silvestres; denunciar anonimamente os traficantes; fiscalização rigorosa em aeroportos, rodoviárias e portos. Penas severas para quem vende e compra. Mudar o  paradigma de que os animais existem para servir ao homem.

Poluição do Ar: Instalar filtros em todos os elos da cadeia produtiva industrial que pode gerar resíduos para atmosfera; plantar árvores para seqüestrar o carbono; não desmatar e evitar as queimadas; usar o metrô, bicicleta e andar mais a pé.
 
Poluição do Solo: Evitar que os resíduos dos agrotóxicos,  os subprodutos do plantio da cana-de-açúcar e dos curtumes se depositem no solo; tratamento do lixo, reciclagem; extinção de aterros sanitários; parceria dos agricultores com as universidades para implantar modernas técnicas de plantio com impacto ambiental controlado.  
 
Poluição das Águas: Tratamento e captação dos resíduos industriais em toda a cadeia produtiva; ampliar a rede de esgotos;  não jogar lixo orgânico (restos de comidas e óleo doméstico) na rede de esgotos; reciclagem do óleo doméstico;  reaproveitar as sobras de alimentos.   
 
Poluição Visual: Leis rígidas contra o abuso da propaganda; considerar a pixação como um crime contra os patrimônios público e privado, fiscalização constante. 

Ação Política:
 Votar em governantes compromissados com a preservação do meio ambiente. Se forem eleitos, cobrar constantemente as promessas realizadas em campanha. Denunciar nas mídias impressas,  internet; TV e  Rádio os abusos e descasos com a preservação ambiental.
Prof. Nelson Pascarelli Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário