domingo, 22 de maio de 2011

PROFESSOR ALIENADO, PROFISSIONAL DESVALORIZADO




Todos os dias nos lamentamos do pesado fardo imposto à nossa profissão. A pesada carga horária, os baixos salários, a difícil tarefa de fazer compreender o porquê estarmos ali, as precárias condições de trabalho, a falta de estrutura, etc. Procuramos culpados, selecionamos pessoas físicas, jurídicas e culpamos o sistema. A culpa é do SISTEMA!
Acontece que estamos inseridos no sistema!! Na verdade somos a maior parte dele! Somos a base do sistema! Assim sendo, se nos balançarmos juntos, talvez possamos abalar sua estrutura!
É muito conveniente esperarmos a chegada de um "messias mítico institucional" que um dia irá nos livrar do pecado da escolha, da subserviência e da falta de fé em nós mesmos! Não adianta nos filiarmos a sindicatos e esperar que ele resolva! Sem a nossa participação ele é inútil!
Profissionais de pouca fé, por que duvidastes?
Por que não crer no poder que temos? Por que nos calarmos diante das imposições políticas se elas são efêmeras, sabemos nós, diante da perenidade que uma postura coerente com uma fala convincente pode representar?
A marca que a nossa imagem pode imprimir é duradoura. Uma palavra pode traçar e alterar rumos. Somos formadores de opinião até quando participamos de fracassos pedagógicos! Temos o poder, mas não sabemos usá-lo. Sabemos algumas coisas, outras não ousamos vislumbrar; o SISTEMA não deixa. Mas existe algo que nos é permitido ler nas entrelinhas: Onde há professor alienado, existe um profissional desvalorizado!
Professores do Mundo, uni-vos!!!!!
Prof. Rogério Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário